fbpx

SOCORRO 24H 0800 601 4055

Área do associado
Lembrar senha

Calor no trânsito: cuidados ao dirigir no verão

2020 chegou e como é tradicional em janeiro, as temperaturas dispararam por todo o Brasil. O Rio de Janeiro, por exemplo, chegou a registrar sensação térmica próxima de 50ºC.

Essa época coincide com as férias escolares e muitas famílias aproveitam o mês para fazer viagens e curtir o clima quente. Diante disso, cuidados são necessários para que tudo aconteça de forma saudável e consciente. E esses cuidados vão além do que você imagina, pois o calor excessivo pode fazer mal para você e seu carro.

Abaixo, vamos dar algumas dicas para que você dirija com segurança no verão, mantendo da melhor forma possível a sua saúde e a do seu veículo.

Cuidados ao dirigir no verão

A primeira dica é um pouco difícil de ser seguida por todos, mas ainda assim é importante ser mencionada. O forte calor está com incidência solar ainda maior durante o período entre 11h e 17h e é recomendável que se evite as estradas nesse espaço de tempo.

Caso não seja possível escapar do trânsito nesse horário, tome alguns precauções: se hidrate tomando água com frequência, use protetor solar e óculos escuros. Além disso, outras recomendações básicas também precisam ser seguidas: não dirija se estiver se sentindo cansado e nem consuma alimentos muito pesados e gordurosos.

Cuidados com o carro no calor

As altas temperaturas do verão podem afetar a todos – e tudo, inclusive o seu carro. O calor extremo pode levar um carro a ultrapassar seus limites, o que pode causar sérios problemas. As dicas a seguir podem ajudar você a evitar se tornar um desses motoristas em apuros.

Verifique se a bateria está preparada para altas temperaturas

Problemas de bateria nem sempre ocorrem no inverno. De fato, o calor do verão pode ter um impacto mais negativo na bateria do que o frio do inverno. Calor e vibração são os piores inimigos de uma bateria, causando avaria interna e eventual falha. Embora você não possa fazer muito a respeito do calor, verifique se a bateria está montada com segurança para minimizar a vibração.

Mantenha seu motor fresco

Os sistemas de refrigeração protegem os motores contra superaquecimento e devem ser lavados periodicamente, conforme recomendado pelo fabricante do veículo. Entre as descargas, verifique se o líquido de arrefecimento está cheio no nível adequado, verificando o reservatório de transbordamento.

Mantenha seus pneus calibrados

Dirigir com pneus insuflados pode causar superaquecimento e aumentar a probabilidade de uma explosão, especialmente quando as temperaturas da estrada são extremamente altas. Verifique a pressão dos pneus do seu carro (incluindo a de reposição) pelo menos uma vez por mês, porque os pneus normalmente perdem cerca de um quilo de pressão por mês devido à infiltração normal.