Central de Atendimento
0800 609 1350

(Área do associado)
Lembrar senha

CNH digital: entenda como funciona

Você já deve saber que a CNH digital é uma opção para os motoristas. Essa alternativa é válida para os condutores que esquecem o documento em casa ou têm o costume de extraviar a carteira de motorista.

Apesar de ser oferecida desde julho de 2018, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Por exemplo: é possível usar o modelo digital em substituição ao impresso? Como fazer para ter acesso à CNH? Quanto custa?

Essas são algumas das respostas que vamos fornecer neste artigo. Então, se você tem interesse em conhecer mais sobre o assunto, continue lendo!

 

O funcionamento da CNH digital

A carteira de habilitação digital é uma opção para qualquer motorista brasileiro. Desde 2018, quando foi lançada, mais de um milhão de condutores já passaram a utilizar o documento eletrônico.

Ele se torna acessível pelo aplicativo CNH Digital, que está disponível para os sistemas Android e iOS. Por meio dele, é gerada a carteira na tela do celular com todas as informações importantes, como categoria, foto, validade e número de registro.

O aplicativo é gratuito. Além de ser possível apresentar o modelo eletrônico, é possível enviá-lo por e-mail ou WhatsApp. Mais que isso, o próprio sistema informa sobre o vencimento da habilitação e sua pontuação.

O uso da carteira digital é válido e acessível mesmo que inexista conexão com a internet. Se o seu celular ficar sem bateria e você estiver sem a versão impressa da CNH, você receberá uma multa de R$ 88,38 e 3 pontos.

Tenha em mente que a CNH, mesmo digital, tem valor jurídico e pode ser utilizado em diferentes situações.

O acesso à CNH digital

O motorista que já tem a nova carteira de motorista, com QR code, pode solicitar o acesso ao modelo digital da carteira de motorista. Se você ainda tem o formato antigo da CNH, é preciso fazer a renovação ou solicitar a segunda via.

Em seguida, é necessário realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Clique em “Cadastro” no menu à esquerda, preencha os dados e espere o aviso de ativação. Depois, verifique o e-mail e confirme o processo.

O próximo passo é ir ao Detran para confirmar os dados. Caso você tenha um certificado digital, é possível realizar o procedimento online. Se precisar fazer a visita até o Departamento de Trânsito, pode ser necessário pagar um valor para a emissão da carteira digital. Isso depende de cada estado.

Por último, você baixa o aplicativo no celular e insere o código de ativação enviada pelo Denatran, além de criar uma senha de quatro dígitos. Enfim, você pode usar o modelo online.

Lembre-se de que, se você tiver o modelo impresso e não tiver pressa para ter acesso ao digital, pode esperar pela renovação da carteira de motorista.

Casos de roubo ou perda do celular

O celular que for perdido ou roubado não implica problemas para a CNH do condutor. O aplicativo é muito seguro, porque conta com criptografia, tecnologia que impede o acesso das informações por qualquer pessoa.

Outra medida de segurança é a obrigação de informar login e senha todas as vezes que acessar o aplicativo. Assim, você se protege contra imprevistos.
Da mesma forma, em caso de imprevisto, é necessário bloquear o documento. Esse processo é feito no Detran ou no Portal de Serviços do Denatran, se você tiver um certificado digital.

Com essas informações, fica claro que vale a pena contar com a CNH digital, certo? Todos terão acesso à ela, agora ou no momento da renovação do documento. De toda forma, vale a pena considerar essa alternativa, que facilita a utilização.

Agora que você sabe mais sobre o modelo digital da CNH, que tal entender sobre proteção dos veículos? Veja se seu carro está realmente seguro para andar pelas ruas e estradas.