Central de Atendimento
0800 609 1350

(Área do associado)
Lembrar senha

Como consultar sinistro de veículos?

Como consultar sinistro – Quem já passou por um acidente de carro ou vai comprar um veículo usado, precisa atentar ao histórico do automóvel. O registro de todos os eventos está disponível na internet, mas nem todo mundo sabe como consultar sinistro.

Se esse é o seu caso, chegou ao local certo! Neste artigo, vamos mostrar de que maneira efetuar esse processo e como entendê-lo da melhor forma possível. Então, que tal saber mais?

 

O histórico de veículos

Quando ocorre um acidente, é feito um relatório que é passado para a associação de proteção veicular ou seguradora, caso o automóvel conte com esse recurso. Em seguida, é aberto um processo de sinistro, que serve para o motorista reivindicar o conserto do carro ou seu sucateamento, conforme o caso.

A questão é que, além disso, o histórico é importante para quem vai comprar um veículo usado. Se você ignorar a consulta, pode adquirir um carro que apenas serve para sucata. Ou um automóvel que já sofreu grandes reparos, que diminui seu valor real.

Mais que isso, os veículos sinistrados costumam ter preço de proteção veicular mais elevado. Em casos extremos, nem sempre podem ser protegidos.

Outro problema derivado do sinistro é a dificuldade na regularização da documentação, porque o automóvel precisa passar por uma vistoria credenciada pelo Inmetro para garantir que o veículo esteja apto para circulação. Se aprovado, haverá a impressão de “sinistro/recuperado” no documento.

 

O processo de consultar sinistro

A consulta de sinistro de veículos é um processo simples e que você mesmo pode fazer. O procedimento é feito de quatro formas diferentes. Veja como verificar o histórico em cada um dos casos.

Placa do veículo

O histórico pela placa é feito por meio de diferentes sites que disponibilizam o serviço de consulta. Nessa análise, você verifica se existe alguma indenização derivada de seguradora ou empresa de proteção veicular. É possível que sejam solicitadas mais informações, como o estado de origem do automóvel.

Documento do automóvel

A consulta de sinistro pelo documento é feita pelo campo de observação. Veja onde está a sigla CSV e verifique se há alguma sequência de números. Se a resposta for sim, compareça ao Detran para ter acesso a mais informações.

Vistoria cautelar

A realização de uma vistoria cautelar é feita como terceira alternativa. Essa alternativa é paga, mas indica exatamente a situação do automóvel.

Detran

A última opção é fazer uma consulta no Detran, diretamente pelo site. Algumas unidades da federação oferecem essa alternativa, mas costuma ser necessário apresentar placa do veículo e chassi.

Como você pôde perceber, consultar sinistros é uma ação fácil de ser colocada em prática. As opções de análise do documento e Detran costumam ser gratuitas. Já a vistoria e os sites especializados cobram pelo serviço. De toda forma, é indispensável fazer essa avaliação para evitar imprevistos e garantir que o seu carro seminovo está pronto para uso.

Uma observação importante é que nem todos os estados tem a consulta de sinistro pelo DETRAN, como é o caso de Minas Gerais.

E você, já está com seu veículo em mãos e procura uma empresa de proteção veicular? Faça sua simulação na Lions e veja como é possível economizar e manter sua tranquilidade!

Além disso, você pode seguir a Lions nas redes sociais e ficar por dentro de tudo: Facebook, Instagram e LinkedIn.