SOCORRO 24H 0800 601 4055

Área do associado
Lembrar senha

Cuidados com o carro no frio

Dicas de cuidados com o carro no frio

Com a chegada do inverno, não é só nós que precisamos de cuidados especiais. Por conta das temperaturas baixas, nos prevenimos para evitar gripes, resfriados e doenças respiratórias.

O carro no frio precisa de uma dedicação para que não haja problemas futuros, a partir da hora de dar a partida ou até mesmo ficar no trânsito parado e ter uma pane desconhecida. Os carros no inverno precisam de cuidados que você nem imagina.

Além disso, em temperaturas baixas, o motor não trabalha da mesma forma que nos períodos quentes e pode ter danos. Pode haver estragos na bateria e na ignição de motores flex. E acreditem, eles contribuem para nossa segurança.

Veja algumas dicas de cuidado com o carro no frio.

  • Manter sempre o reservatório de gasolina cheio

Motores de carros flex, que funcionam com álcool e também com gasolina, contem um reservatório de gasolina que facilita na hora de dar partida no carro. Contudo, se ele estiver vazio ou com pouco combustível, o carro pode demorar a ligar numa manha muito fria ou se ele ficar muito tempo parado sem uso.

Porém, é importante mantê-lo sempre abastecido com gasolina aditivada, que é mais qualificada e ainda ajuda na ignição o motor. Esse reservatório, não usará nem um litro de gasolina.

  • Bateria

O carro no frio, naturalmente, tem um desgaste maior na bateria. O equipamento precisa de uma amperagem alta para funcionar e em baixas temperaturas fica comprometida a capacidade de armazenamento.

Contudo, mesmo que você não saia com o veiculo, ligue pelo menos o motor, uma vez por dia, pelo menos 10 minutos e levemente acelere. Isso ajuda a bateria não descarregar e preserva um pouco mais a vida útil.

  • Pneus sempre calibrados

Porém, não é só os outros itens do carro no frio são afetados. Os pneus, por conta da temperatura fria, sua pressão diminui e podem ficar um pouco murchos. Atente-se, com isso aumenta o consumo de combustível e seus gastos. Sempre se certifique que sua calibragem está de acordo da fornecida pelo fabricante.

Além disso, por conta do mau tempo as estradas e as ruas ficam mais úmidas, se o pneu estiver careca, o risco de derrapagem é maior.

  • Para-brisas – Palhetas de limpeza

O carro no frio tende que as palhetas se ressequem com mais facilidade, por serem feitas de borracha. Por isso, o ressecamento influencia diretamente na limpeza dos vidros, causando riscos e sujeiras.

É aconselhada a troca das palhetas de três em três meses. Esse período varia de fabricante pra fabricante, antes de fazer a troca consulte.

  • Reservatório de água dos para-brisas

A neblina no inverno carrega muita sujeira para o carro no frio. Por isso, é importante que o reservatório de água esteja sempre cheio, misturado, de preferência, com um detergente próprio, que auxilia com mais eficiência na limpeza.

Outras dicas para cuidados com o carro no frio

  1. Mesmo no inverno, o ar condicionado deve ser ligado. Mantê-lo funcionando, por poucos minutos, para evitar que comprometa seu funcionamento;
  2. A tampa do capô, ao fechar, solte-a ao menos com cerca de um palmo de altura. Evite pressionar até o fim para não amassar a lataria;
  3. Os pneus devem ser calibrados sempre com as medidas indicadas pelo manual;
  4. Evite excesso de peso ao viajar, isso afeta no consumo de combustível;
  5. Faça, regularmente, a revisão do veiculo para antecipar os problemas;
  6. Mantenha seu carro protegido, não se esqueça de fazer uma proteção veicular.

Nossas dicas te ajudaram a esclarecer dúvidas sobre os cuidados com o carro no frio?

Então, fique ligado nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedInpara ficar sempre por dentro das novidades.