fbpx

SOCORRO 24H 0800 601 4055

Área do associado
Lembrar senha

Mitos e verdades sobre carros

A invenção do automóvel foi um momento crucial para a humanidade. Não só tivemos uma nova maneira de escalar grandes distâncias confortavelmente, mas também deu origem a veículos mais complexos, como caminhões. Os carros são uma das razões por trás do rápido progresso da humanidade ao longo do último século, pois nos permitiram ir aonde outros modos de transporte mais antigos não podiam.

Apesar de os carros serem tão amplamente utilizados, muitos de nós sabemos muito pouco sobre como eles realmente funcionam. Muitas das coisas que achamos que sabemos sobre carros estão erradas e não passam de mitos espalhados pelo senso comum.

Confira quatro mitos e verdades sobre carros

Usar o ar condicionado aumenta o consumo de combustível: verdade!

Pois é. Costuma ficar muito quente dentro do carro e a alternativa mais plausível é ligar o ar condicionado. Muito se fala por aí que esse uso do ar condicionado aumenta o consumo do combustível e é verdade. Dependendo da escala de uso, pode aumentar em até 20% o consumo.

Para usar etanol no inverno, precisa aquecer o carro antes de usar: mito!

Isso passa longe de ser necessário, seja para carros novos ou mais antigos. Os veículos novos possuem sistema de gerenciamento eletrônico que garante o desempenho, seja quente ou frio. Já os antigos possuem um pequeno tanque auxiliar para dar a partida no frio. O importante é ter gasolina no reservatório.

Descansar o pé na embreagem prejudica o seu carro: verdade!

Manter seu pé no pedal de embreagem em momentos desnecessários irá provocar um desgaste maior das peças. A que sairá mais prejudicada será o disco da embreagem. Elimine esse hábito caso não queira ter problemas inesperados ao engatar as marchas.

Deixar o carro em ponto morto em descidas economiza combustível: mito!

A chamada “banguela” não traz economia. Os carros que possuem injeção eletrônica tem um sistema que identifica que não precisa injetar combustível e interrompe o fluxo que vem do tanque.