SOCORRO 24H 0800 601 4055

Área do associado
Lembrar senha

Dicas para encontrar a postura correta para dirigir

É comum que as pessoas passem muito tempo no trânsito, seja em engarrafamentos, trabalhando ou viajando. Essa prática pode se tornar um problema, acarretando dores e desgastes na coluna. Por isso, é fundamental saber qual é a postura correta para dirigir.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a posição incorreta do condutor, aliada à vibração do veículo, provoca uma fadiga muscular intensa que pode levar a lesões vertebrais graves.

Além de trazer saúde e conforto, a postura correta também representa segurança, pois, ela permite que o motorista exerça a força necessária para desviar com agilidade de um buraco ou até mesmo evitar um atropelamento.

Então é por essas razões que separamos algumas dicas de postura correta para dirigir.

 

Evitando dores na coluna

Permanecer por muito tempo em uma mesma posição pode provocar dores na região do pescoço, lombar e na parte central das costas. Geralmente, essas dores inicialmente são musculares, mas podem evoluir para problemas vertebrais sérios.

Siga as 4 dicas a seguir para evitar que isso aconteça:

  1. Interrompa a viagem a cada duas horas ou 150 km rodados e faça alongamentos. Mesmo com a postura correta para dirigir, é bom mexer-se sempre, afinal, o nosso corpo não foi feito para ficar parado.
  2. Evite o sobrepeso. O peso excessivo muda o centro de gravidade do corpo para. Quando ele se concentra no abdome, acaba jogando muita tensão sobre os músculos da lombar.
  3. Mantenha uma rotina de exercícios físicos que ajude no fortalecimento da musculatura abdominal, dando suporte à coluna.
  4. Use almofadas no assento. Mesmo fazendo os ajustes adequados nos itens do carro, há pessoas apresentam dificuldades com a densidade da poltrona. Alguns veículos possuem suporte lombar, mas se o seu não tem, a almofada é uma boa opção para auxiliar na distribuição da carga sobre a coluna.
  5. Dê manutenção frequente nos amortecedores e pneus do carro. Tendo em vista que trepidação excessiva também pode causar dores de coluna, fique atento à conservação desses itens.

Qual é a postura correta para dirigir?

A autoescola ensina que a primeira coisa a ser feita ao entrar no carro é ajustar banco e os espelhos. Isso pode até parecer simples, mas são hábitos importantes que ajudam a reduzir o cansaço do corpo e dores musculares.

E você, sabe como fazer esses ajustes para garantir a postura correta para dirigir?

 

Regulando o assento e o encosto

Se o ajuste do assento for muito alto, pode haver pressão na parte de trás dos joelhos. O ideal é que haja pelo menos três dedos de distância para que as veias não sejam pressionadas e não comprometam a circulação. Mantenha o quadril dobrado em quase 90 graus e o joelho dobrado em 60 graus.

Durante a regulagem do encosto, a coluna deve ficar em contato total com ele. Incliná-lo demais pode aumentar o risco de deslizar sob o cinto numa situação de colisão. Por outro lado, o encosto mais reto deixa os músculos tensos, provocando desconforto. O melhor ângulo é entre 100 e 120 graus.

 

Posicionando as pernas, os braços, as mãos e a cabeça

A postura correta para dirigir requer atenção e cuidados que incluem todas várias partes do corpo.

Para a posição certa das pernas, regule a distância do banco em relação ao painel, pressionando o acelerador ou a embreagem até o fundo. Cuide para que o joelho fique levemente flexionado. Em repouso, deixe a planta do pé totalmente em contato com o piso.

Quanto aos braços, ao segurar o volante, o cotovelo precisa ficar levemente dobrado. Para conferir se acertou na angulação, verifique se as mãos se juntam no alto do volante, sem que os ombros se desloquem do banco.

Já as mãos, devem segurar o volante na posição equivalente a dos ponteiros de um relógio marcando 10h10 ou 9h15. Desta maneira, fica mais fácil girar o volante rapidamente, caso seja necessário.

A cabeça também deve estar apoiada adequadamente. Para isso, levante o apoio até que a linha dos olhos fique na metade do encosto. Se for possível, deixe sobrar uma pequena folga aproximadamente dois dedos do apoio.

 

Ajustando o cinto de segurança, os espelhos e o volante

Uma parte superior do cinto deve ficar no meio do ombro. Assim, se houver uma batida, não haverá risco de impor o motorista ou escapar do peito. Puxe uma parte inferior para que não fique folgada sob o abdome. Ele deve ficar justo, mas confortável e nunca aberto.

Os espelhos são itens indispensáveis ??de segurança e não podem ser deixados de lado. O retrovisor interno deve ser regulado primeiro, de forma que todo o ambiente atrás do carro seja visualizado. Os externos devem estar alinhados no centro do espelho e mostrar o mínimo possível de carroceria. Isso ajuda a diminuir os pontos cegos.

Se der para regular ou volante, faça isso de forma que dê para ver tudo, sem precisar mexer a cabeça para ler algo. Deixe na altura dos ombros.

Dirigir exige que você esteja atento ao trânsito. Se você sentir algum tipo de dor ou incômodo, sua atenção está voltada para desconforto e isso prejudica sua saúde e segurança. Portanto, busque a postura correta para dirigir. Ela só depende dos hábitos certos.

Em casos de dores frequentes na coluna, consulte um médico especialista.

 

Acompanhe um Lions nas redes sociais: Facebook e Instagram