SOCORRO 24H 0800 601 4055

Área do associado
Lembrar senha

Proteção veicular para caminhões: vale a pena apostar?

Caminhoneiros passam por uma série de perigos na estrada. Além de correrem o risco de terem um pneu furado, também precisam passar por roubos, assaltos, furtos e outros tipos de violência. É aí que se torna importante a proteção veicular para caminhões, uma modalidade específica e que traz recursos especiais por conta do trabalho realizado.

A questão que fica é: será que realmente vale a pena apostar na proteção veicular? Quais benefícios ela oferece? Como funciona? É o que vamos abordar neste artigo. Confira!

Afinal, o que é a proteção veicular para caminhões?

A proteção veicular é uma forma de garantir que o seu caminhão está amparado, sem precisar da contratação de um seguro. Estão abrangidos no contrato: acidentes, furtos, roubos, incêndio, alagamentos e mais. Além disso, indenizações a terceiros, guinchos, táxi e serviços de hospedagem estão garantidos.

Perceba que o funcionamento é bastante similar ao de um seguro. Inclusive, qualquer condutor habilitado é passível de cadastro, sem qualquer custo adicional. Então, quais são as diferenças?

Existem algumas. A primeira é que a proteção veicular é oferecida por uma associação especializada. A segunda é a inexistência de apólice. Em vez dela, há um contrato de responsabilidade mútua.

Isso acontece porque todos os participantes da associação formam um grupo comum, pelo qual os custos são distribuídos por meio de um rateio. Vale a pena mencionar ainda que a proteção veicular para caminhões não tem o objetivo de lucrar.

Assim, além de deixar o valor pago todos os meses mais barato, o atendimento é feito de maneira rápida e sem burocracia. A associação ainda atende à contabilidade e aos pontos jurídicos dos processos, o que evita problemas para o associado.

Como a proteção veicular para caminhões funciona?

Assim que o caminhoneiro tem algum problema na estrada, ele pode acionar a associação para cuidar de seu incidente. O sinistro é verificado e, a partir da apresentação da documentação necessária, o veículo é recuperado e/ou a indenização é paga.

Para garantir o máximo de cobertura, a proteção para caminhões conta com diferentes recursos. Entre os principais estão:

  • proteção contra colisões, roubos, incêndios e furtos;
  • formação de fundo para terceiros — cobertura opcional, mas válida para evitar pagamentos desnecessários;
  • assistência 24 horas para reboque, táxi, chaveiros, falta de combustível, troca de pneus e socorro mecânico e elétrico;
  • contratação de carro reserva por 30 dias;
  • proteção de vidros para todos eles, lanternas, faróis e retrovisor;
    rastreamento e monitoramento, com informações em tempo real.

Todos esses recursos são essenciais devido ao aumento dos incidentes nas estradas nos últimos anos. Para você ter uma ideia, um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) mostrou que, de 2011 a 2016, o roubo de cargas cresceu 86% no Brasil, chegando a 22.547 por ano. Assim, você evita imprevistos e tem mais garantia de que está protegido.

Quais são as vantagens dessa modalidade?

A proteção veicular para caminhões oferece diferentes benefícios. As principais são:

  • facilidade na adesão, porque você garante sua proteção assim que o contrato é assinado;
  • avaliação de acordo com a tabela Fipe para determinar o valor do contrato, em vez de considerar idade do condutor e outras variáveis;
  • serviço de guincho e reparo rápido no local necessário, desde que seja tecnicamente possível;
  • rastreamento para o caminhão, a fim de localizar o veículo a distância e garantir sua recuperação em caso de furto ou roubo.

Com todas essas vantagens, fica claro que a proteção veicular para caminhões tem mais benefícios que o seguro. O valor pago é mais baixo e você tem a chance de contar com as mesmas funcionalidades.

Então, que tal conhecer melhor uma associação confiável e que oferece recursos específicos para os caminhoneiros? Acesse o site Lions Truck e faça a sua simulação agora mesmo!

Além disso, você pode seguir a Lions nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.