SOCORRO 24H 0800 601 4055

Área do associado
Lembrar senha

Rastreamento veicular: 7 coisas que você deve saber sobre esse sistema

Quando se fala em segurança, os sistemas de rastreamento veicular saem na frente. Por meio de um aparelho de geolocalização, é possível saber exatamente onde o seu veículo está — informação útil em caso de roubos e monitoramento de frotas. Mas será que esses são os únicos detalhes importantes sobre esse assunto?

Na verdade, não. Antes de contratar esse serviço, é preciso considerar diferentes variáveis e sanar várias dúvidas. É o que vamos fazer neste artigo, que destaca 7 coisas que você deve saber sobre esse sistema. Acompanhe!

1. Os rastreadores são similares a um celular

Parece mentira, mas é verdade. O aparelho rastreador é instalado no automóvel e funciona da mesma forma que um smartphone. A diferença é que ele não tem tela. A comunicação, porém, ocorre da mesma forma, ou seja, por meio dos módulos de telefonia GSM, SMS, GPRS e GPS.

Assim, são fornecidas coordenadas de localização pelos sinais de radiofrequência ou de GPS. No primeiro caso, os sinais são captados pelas antenas receptoras. No segundo há uma rede com 24 satélites que circulam pela Terra e garantem que, pelo menos, quatro estejam visíveis. Dessa forma, o veículo é encontrado em qualquer ponto do planeta.

Cotação de Proteção Veicular

 

2. O rastreamento veicular funciona mesmo sem internet

O envio da localização, como você viu, pode ser feito por SMS. Essa tecnologia, aparentemente ultrapassada, faz com que as informações de latitude e longitude sejam encaminhadas sem sinal de internet.

Devido a essa característica, também existe o recurso denominado cerca eletrônica. Ele funciona pela delimitação de uma área segura de circulação. Caso o automóvel ultrapasse esse parâmetro, a mensagem é enviada por e-mail ou celular.

3. A ativação do rastreamento veicular permite fazer o bloqueio a distância

Um dos principais problemas dos motoristas — especialmente, os caminhoneiros — são os furtos e roubos. Ao ter o rastreamento no seu contrato de proteção veicular, o monitoramento é feito 24 horas por dia. Quando algo acontecer, o bloqueador é ativado para evitar problemas. Com isso, ninguém consegue dirigir o automóvel.

4. O rastreamento diminui o preço da proteção veicular

Apesar de ser uma funcionalidade a mais, a proteção veicular se torna mais econômica com o rastreamento. É importante destacar que esse serviço é pago, mas a economia acontece pelo custo-benefício devido à facilidade de busca e recuperação do automóvel. Afinal, as informações fornecidas são obtidas em tempo real.

5. O rastreamento veicular fornece vários dados sobre o veículo

A plataforma de rastreamento informa sobre a velocidade do veículo em quilômetros por hora, seu histórico de localização, o ponto no qual o carro ficou mais tempo parado, quando entrou e saiu de algum local etc. Todos os dados são repassados inclusive para dispositivos móveis, o que facilita sua verificação.

6. O controle das operações logísticas é facilitado

Se você tem uma empresa que trabalha com frotas, vale a pena sobretudo contar com o rastreamento e fazer uma parametrização do uso. Por meio dele, você identifica rotas e trajetos realizados, acompanha as visitas aos clientes, e ainda verifica a necessidade de executar manutenções. Os custos também são sinalizados.

7. O rastreamento também oferece o monitoramento veicular

O rastreamento veicular prevê a identificação e análise de ocorrências que surgem pelo caminho. É o caso de transportar uma encomenda e identificar desvio de rota, roubo ou furto. Por isso, é um recurso utilizado para a segurança, mas também para a gestão de operações.

Por sua vez, o monitoramento permite acompanhar onde o veículo está a cada momento do dia. Todo o deslocamento é acompanhado pela internet. Ao contar com esses dois objetivos, você tem uma amplitude maior de serviços e pode ficar tranquilo.

Agora que você já conheceu essas 7 informações sobre rastreamento veicular, sabe que ela é indispensável para sua segurança e proteção de patrimônio, certo?
Então, que tal contratar uma empresa especializada no rastreio de veículos? Entre em contato com a Lions Proteção Veicular e veja como funciona esse serviço!

 

Além disso, você pode acessar a Lions nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn