SOCORRO 24H 0800 601 4055

Área do associado
Lembrar senha

Sensor de ponto cego: Como funciona e os benefícios

Sensor de Ponto Cego – Todo motorista sabe que deve ter cuidado ao dirigir e que nem sempre conseguimos visualizar o que ocorre ao lado ou por detrás do veículo. Porém, foi criada uma tecnologia chamada sensor de ponto cego que promete ajudar a diminuir os riscos.

Como funciona?

A ideia é evitar os problemas causados por falta de visibilidade nos espelhos. Contudo, diminuiu a chance de colisão, ajudando assim em manobras mais precisas aumentando seu campo de visão.

Por meio de uma pequena luz, que é acesa no espelho retrovisor, ela avisa ao condutor se há ou não algum objeto ou veículo se aproximando fora do teu campo de visão.

São dois leds no sensor de ponto cego, que piscam nas cores verde, quando não há obstáculos, e vermelha, alertando a presença de outros corpos. Um aviso sonoro também é emitido quando detecta algo, por isso, evita-se uma colisão, mesmo que o motorista não veja o objeto.

Como evitar o ponto cego?

É importantíssimo posicionar os espelhos adequadamente, independentemente se você contar ou não com o sensor, para evitar problemas.

Portanto, considere que o sistema que estamos abordando neste post é complementar às capacidades do motorista. Portanto, é fundamental evitar riscos.

Para isso, tenha sempre em mente que o ponto cego é sempre lateral e traseiro. Por isso, é essencial que o motorista regule bem os bancos, retrovisores, pedais para que o corpo esteja bem posicionado e as costas bem apoiadas no encosto.

Seguindo essas dicas, você aumenta a sua visibilidade e diminui a chances de colisões. Contudo, um sensor de ponto cego é uma tecnologia importante e que traz uma diferença no seu carro.

Depois de conhecer melhor sobre o sensor de ponto cego, aproveite e veja 5 itens que são obrigatórios nos automóveis e conhecer as outras tecnologias.

Os benefícios de ter um sensor de ponto cego, listamos a seguir.

Quais as vantagens de ter um sensor?

As vantagens de se adquirir um carro com sensor de ponto cego ou instalar um, estão ligadas ao conforto e a segurança do motorista.

Além disso, facilita as manobras para estacionar, nas ultrapassagens e reduz o índice de acidentes.

Os atropelamentos, infelizmente, ainda são comuns e causados por falta de atenção ou de visão. É muito comum, dentro de garagens, por falta de visibilidade.

Para veículos utilitários e os com pouca visibilidade traseira, o sensor de ponto cego é uma ferramenta válida para diminuir esses incidentes.

Conhece algum modelo de veículo com sensor de ponto cego?

O condutor que opta por um carro com esse acessório, vai encontrar diversos modelos e preços em lojas especializadas.

Os fabricantes de sensor de ponto cego, no Brasil, oferecem sistemas de 4 pontos ou 8 pontos.

Além disso, no mercado brasileiro, os modelos mais comuns estão os sensores com sinais sonoros. Quando o veículo se aproxima de um obstáculo, o motorista é avisado a partir de “bips”, que vão se tornando mais intensos com a aproximação do objeto.

Existe também o sensor de estacionamento que conta com um display, instalado no painel do veículo, no qual o motorista pode ver a distância e a direção dos obstáculos mais próximos.

E aí, gostou do artigo?

Para continuar recebendo essas dicas e informações você também pode seguir a Lions nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Então, não perca mais tempo!